domingo, 17 de maio de 2020

Henrique Mota e o Centenário do Ginásio Clube do Sul


O Ginásio Clube do Sul foi fundado há 100 anos, no dia 17 de Maio de 1920, em Cacilhas.

Foram seus fundadores Armando "Arrôbas", Carlos Durão, Hernâni Jorge da Silva, Joaquim Miranda, José de Oliveira Gendre, Ramon Bayó, Vital Garrido Moreira, Wenceslau Francisco da Silva entre outros (também no Ginásio, não há certezas em relação ao nome de todos os seus fundadores...).

O facto de ter nascido nas margens do Tejo foi aproveitado da melhor maneira, para se tornar num clube com uma vocação diferente das outros colectividades desportivas do Concelho, privilegiando a prática de desportos náuticos (natação, remo e vela). Mas o seu nome diz quase tudo. Ginásio é ginástica. E o Ginásio Clube do Sul desde muito cedo que teve classes de ginástica... Claro que por pressão dos associados, teve de ter a sua equipa de futebol (modalidade que por ser o grande "sorvedouro" do clube acabou extinta em 22 de Agosto de 1967, por se ter tornado incomportável...).

Mas a grande marca do Ginásio Clube do Sul sempre foi o seu ecletismo. Durante a sua já longa vida teve secções de: andebol, atletismo, basquetebol, bilhar, boxe, ciclismo, damas, ginástica, halterofilismo, judo, karaté, kick boxing, natação, pólo aquático, râguebi, remo, ténis de mesa, vela, voleibol, xadrez (e é provável que me possa ter escapado alguma disciplina desportiva...).

Felizmente duas das suas grandes figuras históricas, Henrique Mota e Fernando Barão, que depois de  terem sido atletas e dirigentes  de grande qualidade (o Henrique também foi treinador...), são também os historiadores do clube, pois são os autores da obra, "Ginásio Clube do Sul, 75 anos de Glória", publicada em 1995, que nos oferece o que de mais importante se passou nos primeiros 75 anos de vida do Ginásio do Sul e de Cacilhas.

O Henrique deverá estar muito feliz, onde quer que esteja, por o seu Ginásio ter feito a bonita idade de 100 anos. E no mesmo ano em que ele também festeja o centenário do seu nascimento...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Amizade de Fernando Barão e Henrique Mota...

No livro que foi apresentado no mês passado em Almada, "Fernando Barão: (Quase) Tudo o que Vivi", da autoria de Luís Alves Milheir...