segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Autobiografia (dois)


Continuamos com a história de vida de Henrique Mota, contada na primeira pessoa:

«Depois, aos dezasseis anos, fui aprender o ofício de cortador e nessa altura já estava muito interessado com tudo o que se relacionava com o desporto. Lia todos os jornais e revistas desportivas e começava a decorar todos os nomes dos clubes e praticantes. Recordo que fui ao cinema S. Luiz inúmeras vezes ver o filme das Olimpíadas de Berlim.
Em 1937 o jornal "Os Sports" organizou um torneio popular de atletismo e em representação do Lisboa Ginásio Clube iniciava-me na actividade desportiva. Fui correr 80 e 300 metros. Fui vencendo tudo e era eliminado nas meias-finais onde só era apurado um único concorrente. Os dirigentes do Lisboa Ginásio pediram-me para que não fosse para outro clube pois pensavam em filiar-me na respectiva Associação. No ano seguinte o jornal "O Século" organizou outro torneio de atletismo que se disputou no campo do glorioso Clube Internacional de Futebol, à Estrela. Juntei um grupo de rapazes de Cacilhas, onde também jogava à bola. Eu e o Alfredo Abrunhosa fazíamos um figurão... e logo fomos pescados para o Belenenses. Caso curioso: fui despedido do talho onde trabalhava, na Estrela, portanto perto do campo do Internacional. As eliminatórias eram na parte da manhã e eu não podia faltar...»

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Henrique Mota: a amizade e a dignidade sem preço"

  Foi Henrique Mota que me trouxe para a "universo scalano" (ainda antes da fundação da SCALA), mas não é por isso que o considero...