Por todas as razões, acaba por ser o volume mais actual, pois uma grande parte dos 43 biografados ainda se mantinham em actividade nas modalidades desportivas das quais eram campeões, internacionais e recordistas, a quando do trabalho de investigação histórica do autor. Há duas modalidades que merecem um destaque especial neste volume, a natação e o judo, cujos os atletas estão bem representados (15 biografados) e proporcionaram excelentes resultados desportivos em Almada, com um relevo especial para o título europeu de juniores conquistado por Ana Francisco na natação.
Graças à grande qualidade desportiva do concelho foi possível a Henrique Mota manter os seus critérios, de grande exigência, para que só constassem nos seus volumes de "Desportistas Almadenses", verdadeiros campeões.
Há alguns pontos que merecem uma atenção especial na realização desta obra, uma vez que não foi respeitada a vontade do autor no seu resultado final, que iremos abordar amanhã.
Felizmente a capa manteve a fotografia de Luís Figo, num belo trabalho gráfico. É uma boa homenagem, penso que ninguém deverá ter qualquer dúvida de que Figo continua a ser a principal referência desportiva da história do Concelho de Almada.
Sem comentários:
Enviar um comentário