sábado, 29 de agosto de 2020

O Testemunho dos Amigos (X)



«Na nossa sociedade as referências e os valores são dificilmente identificáveis pelos mais jovens, mas eu pertenço a uma geração em que essas referências e esses valores se identificavam com muita facilidade, na família, na escola, no movimento associativo.
Desde que aos quatro anos comecei a fazer ginástica, na classe mista no Ginásio Clube do Sul, que tive o privilégio de conhecer o senhor Henrique Mota.
Provavelmente não percebia porque gostava tanto daquele senhor que era o pai da Maria de Fátima, minha colega da ginástica. Não sabia identificar o sentimento, mas ele existia! Hoje sei identificá-lo, talvez percebê-lo, mas não seria capaz de o definir, o que me dá grande tranquilidade! Os verdadeiros sentimentos sinto-os, não os defino!
Passaram-se alguns anos (não faltam muitos para os cinquenta) e conheci-lhe várias facetas: No G.C.S. o “carola” dirigente associativo que desempenhou vários cargos nos corpos dirigentes, o sócio de Mérito e Honorário, o entusiasmo da Comissão da Construção do Pavilhão, o redactor do Boletim “Ginásio”, o desportista, atleta e treinador, mas também o escritor, o amigo, o pai de amigos, o avô de um “miúdo” encantador.
Durante todo este percurso não posso deixar de manifestar a honra que me foi concedida de, na qualidade de dirigente do G.C.S., lhe entregar o Troféu de “Prestígio Ginasista”.
Como escritor a sua obra é vasta e muito importante. Todo o manancial de conhecimentos que em boa hora resolveu legar-nos são fundamentais para fazer a história do Concelho de Almada.
Ao escrever estas linhas pretendo prestar a minha homenagem a um homem que pelos seus exemplos e pelas qualidades humanas, é para mim e para a minha geração uma referência fundamental. Termino deixando-lhe como mensagem a primeira ideia que me ocorreu quando comecei a escrever: ficamos todos a aguardar ansiosamente que nos transmita, por escrito, uma nova parte dos seus imensos conhecimentos.»

[Rui Raposo, economista, gestor e associativista cacilhense]

(Fotografia da colecção particular de HM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Henrique Mota: a amizade e a dignidade sem preço"

  Foi Henrique Mota que me trouxe para a "universo scalano" (ainda antes da fundação da SCALA), mas não é por isso que o considero...