domingo, 27 de setembro de 2020

"A Tertúlia do Repuxo"


O "Café Repuxo" da praça Gil Vicente, quase na fronteira entre Cacilhas e Almada, recebeu durante mais de duas décadas anos alguns amigos que enchiam algumas das suas mesas para falar de associativismo, literatura, história, desporto, política, e tudo o mais que quisesse ser tema de conversa.

Naturalmente este encontro de amigos tornou-se conhecido como a "Tertúlia do Repuxo". E foi também nas mesas deste café que foi amadurecida a ideia de se criar no concelho de Almada, uma Associação Cultural. Algo que aconteceria a 5 de Março de 1994, com a fundação da SCALA - Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada.

Henrique Mota, Fernando Barão, Abrantes Raposo, Victor Aparício, Artur Vaz e Diamantino Lourenço foram os primeiros tertulianos, a quem se juntariam, pouco tempo depois, José Luís Tavares, Jorge Gomes Fernandes, e de uma forma mais esporádica, Henrique Costa Mota, Virgolino Coutinho e Álvaro Costa. Quando a SCALA estava quase a nascer, apareceu o Luís Milheiro, depois ainda surgiria José Luís Guimarães (por pouco tempo...) e Luís Bayó Veiga (já no começo do novo milénio), que foi um dos últimos tertúlianos, juntamente com Luís Milheiro e Diamantino Lourenço.

Esta evocação à "Tertúlia do Dragão" deve-se também ao falecimento há três dias de Abrantes Raposo, que também se manteve na tertúlia quase até ao fim (foram os problemas de saúde que o começaram a afastar...).

O amigo dilecto de Henrique Mota nesta tertúlia era Luís Milheiro, porque ambos gostavam muito de desporto (tinham praticado atletismo os dois e gostavam de praticamente todas as modalidades desportivas...) e quando a conversa versava sobre futebol, atletismo ou outra modalidade, os outros elementos, mais dados às "intelectualidades", formavam outro grupo de conversas. Três dias antes de Henrique Mota se despedir de nós, estiveram os dois à conversa no "Repuxo" sobre o quarto volume dos "Desportistas Almadenses", que estava praticamente pronto e seria publicado postumamente...

(Fotografia de Luís Eme)


Sem comentários:

Enviar um comentário

"Henrique Mota: a amizade e a dignidade sem preço"

  Foi Henrique Mota que me trouxe para a "universo scalano" (ainda antes da fundação da SCALA), mas não é por isso que o considero...