sábado, 19 de setembro de 2020

O Testemunho dos Amigos (XV)

«Mantenho uma relação de conhecimento e de amizade com o Henrique Mota que passa já muito dos quarenta anos. Quasi meio século… Tanto tempo meu Deus!

Mas o que é de salientar neste relacionamento comum, de tão longa data, é que em momento algum, a minha consideração e respeito pelo Henrique Mota, foi abalada, nem mesmo simplesmente beliscada.

As suas opiniões e as suas tomadas de posição, mesmo entre amigos, foram sempre ponderadas e pautadas por elevados critérios de lucidez, de dignidade e de extrema sensibilidade humana, os quais não lhe permitiam faltar à verdade e ceder a pressões de muitos, mesmo contra um só, desde que a razão estivesse do lado deste.

Quando falo com o Henrique Mota noto um facto muito curioso e não muito usual. Ele olha-nos nos olhos, não foge com o olhar durante o diálogo e através desse olhar franco e do seu sorriso aberto e generoso, posso constatar a grandeza e ao mesmo tempo a sinceridade e humildade da sua alma.

Quando, com o passar dos anos, passei a ter mais tempo para me interrogar melhor sobre mim próprio, sobre as coisas e sobre os outros, procurei desvendar o segredo, o mistério que fizeram do Henrique Mota um “Homem de Eleição”, um homem simples que não se deixou subverter pelas honrarias e que continua, sem descanso, a preocupar-se com o próximo, divulgando deste tudo o que ele faz e tem de bom.

Cheguei a esta conclusão:

O Henrique Mota nas suas inúmeras actividades de desportista, de técnico desportivo, de juiz de provas atléticas, de dirigente desportivo, de historiador desportivo, actividades essas que, aliás, desenvolveu sempre com trabalho persistente, esforçado e criterioso, dizia eu, dessas actividades bebeu avidamente toda a “Essência” que transborda da prática desportiva nas suas várias vertentes, mas sempre em que o “Desporto” representa verdadeiramente uma “Escola de Virtudes”, uma “Escola de Formação de Homens Íntegros”.

Quando o Henrique Mota termina uma das suas obras e lhe peço para me autografar o correspondente livro é com uma enorme emoção que o vejo escrever:

“Para o Professor Silva Marques com grande amizade e consideração do Henrique Mota”.

Bem haja Henrique Mota. Tenho um enorme orgulho em ser considerado por si como “Amigo”.»

[António Silva Marques, professor de educação física]

(Fotografia de Luís Eme)


Sem comentários:

Enviar um comentário

"Henrique Mota: a amizade e a dignidade sem preço"

  Foi Henrique Mota que me trouxe para a "universo scalano" (ainda antes da fundação da SCALA), mas não é por isso que o considero...