terça-feira, 6 de outubro de 2020

O Primeiro Volume de "Desportistas Almadenses" (1)


«Henrique Mota começou por escrever várias biografias desportivas nas páginas do “Jornal de Almada”. Foi de tal forma bem sucedido que o passo seguinte seria a sua publicação em livro, também com a chancela do semanário almadense. Em 1975, quando se davam os primeiros passos da democracia, após a Revolução de Abril, Henrique estreou-se como escritor, com o primeiro volume dos “Desportistas Almadenses”, o primeiro de quatro volumes biográficos das grandes figuras do desporto local (o último volume foi editado postumamente), que são autênticos “Subsídios para a História do Desporto no Concelho de Almada”, como fez questão de referir na capa da sua obra de estreia.

Só uma pessoa com uma presença constante nos meios desportivos locais, desde os anos trinta até à actualidade, poderia construir uma obra tão completa. A sua principal virtude foi ter a coragem de colocar no papel a vida e obra das primeiras grandes figuras do desporto almadense que obtiveram resultados dignos de realce a nível nacional e internacional, comprovados pelas suas biografias.

Romeu Correia no início da sua carta-prefácio[1] com que abre o primeiro volume, sintetizou muito bem o que acabámos de referir: […] «Sem este teu curioso e oportuno trabalho corríamos o risco de não sabermos no futuro o que foi a prática desportiva em Almada e até as modalidades praticadas por alguns dos seus mais destacados atletas […]»

Outro dado curioso foi o facto de Henrique Mota se ter iniciado como escritor, depois da Revolução de Abril, já com cinquenta e cinco anos de idade. Só a abertura democrática tornou possível a transformação em livro dos seus artigos biográficos[2] publicados no “Jornal de Almada”, entre 1973 e 1975, dedicados a atletas já retirados da actividade. Esta iniciativa foi a preparação do “parto feliz” da extraordinária série documental, “Desportistas Almadenses”, que culminou com a publicação póstuma do seu quarto volume, que já estava terminado, antes do autor se despedir de nós.


[1] “Desportistas Almadenses”, Henrique Mota, 1975, p 5.

[2] “Velhos Ídolos Almadenses”, série de artigos publicados no “Jornal de Almada, entre 1973 e 1975.


(Texto da autoria de Luís Alves Milheiro, extraído do livro, "Henrique Mota, atleta, treinador, dirigente e escritor almadense", editado em 2010 pela SCALA) 


Sem comentários:

Enviar um comentário

"Henrique Mota: a amizade e a dignidade sem preço"

  Foi Henrique Mota que me trouxe para a "universo scalano" (ainda antes da fundação da SCALA), mas não é por isso que o considero...