terça-feira, 27 de outubro de 2020

O Testemunho dos Amigos (XXIII)


Henrique Mota, desportista e associativista de sempre, de há anos a esta parte, dentro de uma humildade que lhe reconhecemos, portanto, sem alardes, tem vindo a fazer a recolha de dados biográficos de figuras almadenses, que no campo desportivo se alcandoravam aos lugares cimeiros.

Este seu valioso trabalho, que julgamos ímpar entre nós, sem qualquer favor vem preencher um vazio que neste vasto sector se faz sentir.

Assim, todas estas figuras retratadas e passadas à estampa em livros a que foi dado o título de “Desportistas Almadenses”, não só fixam para todo o sempre estes campeões das diversas modalidades desportivas, como por outro lado contribuem para um melhor conhecimento dos valores existentes na terra de Almada. E como é sabido a História não é só feita de grandes coisas, antes, porém, é a reunião de significativos dados e pormenores, caso de “Desportistas Almadenses”.

Henrique Mota, que em 1972, num tempo em que nada era fácil, organizou os primeiros jogos desportivos do Concelho de Almada, e com este seu trabalho de investigação desportiva, presta mais outro serviço em geral ao Desporto e em particular a Almada.

Por tudo isto, por uma grande amizade que nos une a Henrique Mota, companheiro e amigo, os nossos parabéns.

 [Manuel Lourenço Soares, jornalista e escritor almadense]

(Fotografia de Álvaro Costa)


Sem comentários:

Enviar um comentário

"Henrique Mota: a amizade e a dignidade sem preço"

  Foi Henrique Mota que me trouxe para a "universo scalano" (ainda antes da fundação da SCALA), mas não é por isso que o considero...