terça-feira, 13 de outubro de 2020

O Segundo Volume de "Desportistas Almadenses"


«Claro que a escolha de apenas quarenta e dois almadenses num universo bastante rico, fez com que algumas pessoas questionassem o autor[1] sobre a razão de os seus familiares, valorosos desportistas, não constarem no livro. Isto fez com que Henrique Mota começasse a preparar o segundo volume que seria publicado nove anos depois, em 1984, com trinta e nove biografias. Desta vez já com a inclusão de atletas ainda em actividade.

Romeu Correia voltou a apresentar a obra com uma crónica-prefácio intitulada, “Outros Tempos, Outros Atletas”, onde realça[2] a importância da obra do autor, como fonte de pesquisa no futuro: «Ao dar à estampa esta nova série de pequenas biografias, Henrique Mota enriquece e actualiza o grande mosaico desportivo do nosso concelho. Contribuição indispensável para um mais vasto estudo, que certamente não deixará de ser feito.»



[1]  Nota de Autor do 2º volume de “Desportistas Almadenses”, 1994.

[2]  “Desportistas Almadenses”, 2º Volume, 1984, p 5.


(Texto da autoria de Luís Alves Milheiro, extraído do livro, "Henrique Mota, atleta, treinador, dirigente e escritor almadense", editado em 2010 pela SCALA)


Sem comentários:

Enviar um comentário

"Henrique Mota: a amizade e a dignidade sem preço"

  Foi Henrique Mota que me trouxe para a "universo scalano" (ainda antes da fundação da SCALA), mas não é por isso que o considero...