terça-feira, 20 de outubro de 2020

O Testemunho dos Amigos (XXII)


«Desde sempre, Henrique Mota tem sabido transmitir-nos uma realidade através da sua obra, fruto de um trabalho árduo de pesquisa e investigação: Almada é, de facto, uma cidade do Desporto e de Desportistas.

O conjunto da sua obra é curiosíssimo: passa pela colectânea “Desportistas Almadenses” e “Contos Desportivos”, personaliza-se no amor à Terra e ao Clube que com ele cresceram através de “Ginásio Clube do Sul”, que escreveu de parceria com Fernando Barão, e mais recentemente, “Personalidades Cacilhenses” – eis todo um passado e presente ricos de testemunhos que vão agora ser complementados com “Memorando”.

É uma prosa em que se revisitam pessoas (os nossos avós, amigos, conhecidos), lugares, histórias de ontem, de hoje, de sempre… é o sortilégio do desporto, num homem que, para ser um Campeão, não precisou de calçar as “chuteiras”, ou pegar num “dardo”. A sua Medalha de Ouro há muito já está conquistada. Eis o perfil de um homem simples, comum, que connosco convive, um cidadão de que Almada se orgulha e que muito admiramos.»

[Luís Fernando, professor e treinador de andebol]

(Ilustração de Anyana)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

"As Artes (e as manhas) dos Quinze Fundadores da SCALA"

Luís Milheiro fez um pequeno caderno, "As Artes (e asmanhas) dos Quinze Fundadores da SCALA", ainda relativo ao 30.º aniversário d...