terça-feira, 20 de outubro de 2020

O Testemunho dos Amigos (XXII)


«Desde sempre, Henrique Mota tem sabido transmitir-nos uma realidade através da sua obra, fruto de um trabalho árduo de pesquisa e investigação: Almada é, de facto, uma cidade do Desporto e de Desportistas.

O conjunto da sua obra é curiosíssimo: passa pela colectânea “Desportistas Almadenses” e “Contos Desportivos”, personaliza-se no amor à Terra e ao Clube que com ele cresceram através de “Ginásio Clube do Sul”, que escreveu de parceria com Fernando Barão, e mais recentemente, “Personalidades Cacilhenses” – eis todo um passado e presente ricos de testemunhos que vão agora ser complementados com “Memorando”.

É uma prosa em que se revisitam pessoas (os nossos avós, amigos, conhecidos), lugares, histórias de ontem, de hoje, de sempre… é o sortilégio do desporto, num homem que, para ser um Campeão, não precisou de calçar as “chuteiras”, ou pegar num “dardo”. A sua Medalha de Ouro há muito já está conquistada. Eis o perfil de um homem simples, comum, que connosco convive, um cidadão de que Almada se orgulha e que muito admiramos.»

[Luís Fernando, professor e treinador de andebol]

(Ilustração de Anyana)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Henrique Mota: a amizade e a dignidade sem preço"

  Foi Henrique Mota que me trouxe para a "universo scalano" (ainda antes da fundação da SCALA), mas não é por isso que o considero...