domingo, 4 de outubro de 2020

O Testemunho dos Amigos (XIX)

«Mais um livro do meu bom amigo Henrique Mota. E vão sete…

Uma vida inteira dedicada ao Desporto. Atleta de gabarito, técnico salvador, juiz preciso e justo, dirigente da mais alta estirpe, Henrique Mota quia deixar para a posteridade uma contribuição maior  em prol do Desporto (e não só…) da Nossa Terra: os seus livros.

Através deles teremos sempre oportunidade de rever os conterrâneos e conterrâneos que, pelos tempos fora, contribuíram com os seus esforços e talentos para o engrandecimento do Concelho de Almada, bem como as pequenas histórias, dramáticas ou pitorescas, por ele vividas e perpetuadas nos livros de Henrique Mota.

Cerca de 25 anos são passados desde a edição do seu primeiro livro, Desportistas Almadenses – Volume I. Quanta dedicação, espírito de sacrifício e abnegação pata a concretização de tão ingente tarefa. Quantas centenas de horas de contactos, entrevistas, consultas, pesquisa e recolha de dados. Contributo imenso para a história da nossa terra e das nossas gentes.

Dedicado membro do Ginásio com atleta, técnico, dirigente e principal obreiro do pavilhão do Ginásio Clube do Sul, por tudo o que tem feito pelo seu clube de longa data e pelo muito que devotadamente tem contribuído para o desenvolvimento do seu Ginásio e do Desporto da nossa terra, bem merece a nossa homenagem e o nosso agradecimento.

E que melhor maneira de homenageá-lo do que dar ao pavilhão pelo qual ele tanto lutou e contribuiu o seu nome: PAVILHÃO HENRIQUE MOTA. Não encontro melhor maneira de dizer obrigado ao homem que durante a maior parte dos seus quási oitenta anos pugnou pelo engrandecimento do seu Ginásio.

Daqui das longínquas paragens da Columbia Britânica no Canadá espero saber que as gentes do Ginásio Clube do Sul lhe fizeram essa justiça.

Bem haja Henrique Mota pelo muito que tem feito pelo Desporto e pela nossa Terra.

Aquele abraço do amigo e admirador.»

[Germano Gonçalves, professor de educação física]


(Fotografia de Luís Eme - Cova da Piedade)


Sem comentários:

Enviar um comentário

"Henrique Mota: a amizade e a dignidade sem preço"

  Foi Henrique Mota que me trouxe para a "universo scalano" (ainda antes da fundação da SCALA), mas não é por isso que o considero...